#CADÊ MEU CHINELO?

sábado, 12 de janeiro de 2013

[agência pirata] PIRATARIA NÃO É CRIME

:: txt :: Wladymir Ungaretti ::

Pirataria não é crime. O Império pirateia pelo mundo. Aliás, a pirataria é uma coisa nossa, dos marginais. Dos que estão à margem. Eles praticam rapinagem. A história tem sido escrita pelos inimigos dos marginais. Os piratas primitivos, em estado mais puro, se aproximavam das formas autogestionárias dos anarquistas. Nos estatutos dos navios piratas a regra era o máximo de liberdade pessoal e, na medida em que eliminavam toda e qualquer hierarquia econômica, a idéia de comunismo estava muito próxima. Daniel Defoe, em um de seus escritos, destacava, por exemplo, os aspectos libertários das colônias de piratas, com grandes contingentes convertidos ao islamismo. Quando das comemorações dos 5OO anos da descoberta da América, o pensador Noam Chomsky demonstrou, através de um texto que deveria ser de leitura obrigatória, como que a conquista continua e, na atualidade, o Império mantém a rapinagem com a defesa das leis do Deus Mercado. A defesa intransigente das regras impostas "democraticamente", leis que legitimam a rapinagem, se faz pelos verdadeiros e novos cães de guarda do sistema. Papel desempenhado com o máximo de eficiência pelos trabalhadores simbólicos e assalariados: showrnalistas, publicitários, assessores de imprensa, professores e acadêmicos doutores, entre outros. Assim como já existem estudos sobre o "banditismo social" do passado, a história de hoje será estudada a partir de práticas de pirataria (não de navios), mas das marcas controladas pelo Império. Também nesse campo prevalece a guerrilha. Não por acaso, as grandes cidades treinam, com apoio do Império e de suas empresas, as Guardas Municipais para combater o que eles denominam de pirataria. Nós propomos: pratique cada vez mais atos de pirataria, de terrorismo poético contra o sistema. (wu)

Nenhum comentário:

#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS

Você pode:

  • Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:

  • AtribuiçãoVocê deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

  • Compartilhamento pela mesma licençaSe você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.

Ficando claro que:

  • Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
  • Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
  • Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
    • Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
    • Os direitos morais do autor;
    • Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
  • Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.

.

@

@