#CADÊ MEU CHINELO?

terça-feira, 6 de novembro de 2012

[do além] OPERAÇÃO TEMAKERIA


 :: txt :: Ian Fleming ::

 Meu personagem, James Bond, deu origem a franquia mais antiga e lucrativa da história da indústria cinematográfica. Todos os filmes juntos já faturaram mais de 12 bilhões de dólares. E foram vistos por uma boa parte da população do planeta. 007 é o agente secreto mais conhecido do mundo. O que é uma contradição em termos.

 O termo “franquia”, utilizado para designar continuações de um filme de sucesso, me parece estranho e bastante apropriado. Eu o leio e imediatamente imagino uma rede de frozen yogurt, com lojas padronizadas e cardápio unificado. E não há nada de desabonador nesta imagem. Franquias são feitas para dar dinheiro, igualzinho aos filmes.

 Mas você sabe como são essas coisas. Nem sempre a relação, entre quem vende um modelo de negócio e quem o implanta, é tranquila. O Franqueador precisa que o franqueado respeite os valores da marca e siga a risca as normas e procedimentos estabelecidos. Já o franqueado quer contribuir, inovar métodos e imprimir um pouco do seu estilo. Inventa o McAcarajé com pimenta forte (o número 2 por razões óbvias) e fica decepcionado com o franqueador intransigente, que veta suas ideias e demonstra insensibilidade para enxergar as oportunidades dos mercados regionais.

 Até agora a franquia 007 contratava diretores de aluguel de reconhecida competência técnica, mas sem notoriedade. Claro, queríamos um bom chef que seguisse a receita, sem ímpetos de acrescentar novos ingredientes. Skyfall é o primeiro filme da série conduzido por um realizador renomado, Sam Mendes, ganhador do Oscar por Beleza Americana. Mendes é um profissional que assina suas realizações, mesmo trabalhando na Indústria hollywoodiana.

 Devo dizer que gostei do resultado geral. Sam trouxe apuro visual para todo filme, não ficou restrito aos já tradicionais e belos créditos iniciais. A narrativa está mais envolvente. Outro acerto foi a introdução de novos conflitos. Além do maniqueísmo de praxe, bem versus mau, temos agora o velho versus o novo, o analógico versus o digital. O vilão está digno da melhor tradição da série. Craig é um James Bond dos bons. As cenas de ação seguem o padrão de qualidade da franquia, apesar de que, em alguns momentos, abdicam da clareza em favor da estética.

 Como disse, no geral o filme está ótimo. No entanto, tenho uma reclamação pontual a fazer. Cadê as bond girls? Duas só são suficientes? Elas quase inexistem. Quem foi que deu licença para matar as cenas eróticas e sexistas? Faltou tempo? Sam não poderia ter cortado um pouco da rasa dimensão freudiana da história? Vê se pode, a grande bond girl de Operação Skyfall é a M, a chefona do MI6, papel desempenhado pela veterana atriz Judi Dench. Francamente, não era isso que estava no manual de implementação do franqueado.

Nenhum comentário:

#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS

Você pode:

  • Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:

  • AtribuiçãoVocê deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

  • Compartilhamento pela mesma licençaSe você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.

Ficando claro que:

  • Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
  • Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
  • Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
    • Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
    • Os direitos morais do autor;
    • Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
  • Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.

.

@

@