#CADÊ MEU CHINELO?

terça-feira, 15 de maio de 2012

[agência pirata] A PRIMEIRA ARTE





::txt::Cesar Baima::

Uma equipe de antropólogos encontrou numa caverna no Sul da França o que podem ser os exemplos mais antigos de arte humana conhecidos. Segundo eles, as imagens pintadas e gravadas em alto relevo em um bloco de calcário de 1,5 tonelada que ruiu do teto do sítio de Abri Castanet teriam ao menos 37 mil anos de idade, o que faz delas tão velhas ou mais do que as pinturas descobertas na gruta de Chauvet, também no Sul da França, em 1994.

Os pesquisadores destacam, no entanto, que as figuras encontradas em Castanet – uma representação do que seria uma genitália feminina e a imagem incompleta de um animal, possivelmente um bisão, uma espécie de bovino –, por estarem em uma área de convivência do antigo abrigo de rochas usado por caçadores de renas, teriam uma função decorativa. De acordo com eles, isso demonstraria a importância da arte e da ornamentação para aquela população, integrante da chamada Cultura Aurignaciana. Eles estariam entre os primeiros descendentes dos homens modernos que se acredita terem migrado da África para a Europa há cerca de 40 mil anos e que povoaram diversas áreas do continente até 28 mil anos atrás.

— Esta arte parece ser um pouco mais antiga do que as famosas pinturas das gruta de Chauvet, no Sudeste da França — diz Randall White, professor de Antropologia da Universidade de Nova York e um dos autores do estudo sobre a descoberta de Castanet, publicado na edição desta semana do periódico científico “ Proceedings of the National Academy of Sciences”. — Mas, diferentemente das pinturas e gravações em Chauvet, que estão no fundo do subterrâneo e longe das áreas de convivência, as pinturas e gravações de Castanet estão diretamente associadas com a vida do dia a dia, dada a proximidade de ferramentas, fogueiras, da produção de ferramentas de ossos e chifres e oficinas para fabricação de ornamentos. Em outras palavras, a arte em Castanet parece ser uma arte do cotidiano.

Abri Castanet e o vizinho de Abri Blanchard são reconhecidos como alguns dos mais antigos sítios na Eurási com artefatos do simbolismo humano pré-histórico. Neles foram encontradas centenas de peças de ornamentos corporais, como dentes e conchas perfuradas, contas de marfim e pedra sabão, e gravuras e pinturas em pedaços de calcário.

— Os humanos do período Aurignaciano funcionavam mais ou menoscomo os humanos de hoje — explica White. — Eles tinham identidades sociais relativamente complexas comunicadas por meio de ornamentos pessoais, e praticavam artes de escultura e gráficas.

Ainda de acordo com o antropólogo, a descoberta de Castanet, combinada com outras aproximadamente do mesmo período na Alemanha, no Norte da Itália, na Espanha e na própria França, levanta novas questões sobre o significado adaptativo e evolucionário da arte e outras formas de representação gráfica na vida destas primeiras populações de homens modernos. Como as imagens de vulvas e animais de Castanet são muito diferentes dos desenhos com carvão e ocre de Chauvet e de outros sítios já encontrados na Europa, aparentemente mais sofisticados, os pesquisadore acreditam estar diante das primeiras obras feitas pelo Homo sapiens no continente, e não apenas de um caso de diferentes estilos adotados por diferentes grupos, apesar de os arqueológos já terem identificado variações nos ornamentos pessoais e outros artefatos que refletem o pertencimento a tribos específicas da mesma forma como nos vestimos hoje.

Nenhum comentário:

#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS

Você pode:

  • Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:

  • AtribuiçãoVocê deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

  • Compartilhamento pela mesma licençaSe você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.

Ficando claro que:

  • Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
  • Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
  • Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
    • Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
    • Os direitos morais do autor;
    • Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
  • Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.

.

@

@