#CADÊ MEU CHINELO?

segunda-feira, 30 de abril de 2012

[agência pirata] O QUE FOI O PUNK?






::txt::Sabrina Kwaszko::

Música? Moda? Ideologia? Revolução cultural ou um movimento que nasceu falido?








A cultura punk foi tudo isso e mais; foi também poesia, cinema e artes plásticas.  Nos anos 70, a década de surgimento do punk, o Brasil se tornou Tri-Campeão da Copa do Mundo no México, a Intel lança o primeiro microcomputador do mundo, em 73 acontece a crise mundial do petróleo - OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) aumenta o preço do barril em mais de 300%, o Brasil vive a fase do "Milagre Econômico", os Bealtes acabam, morre o Rei do rock Elvis Presley, chego ao fim a Guerra do Vietnã com os EUA saindo derrotado, populariza-se a tv a cores e o termo psicodélico entra no vocabulário do dia-a-dia graças aos designers que estavam maravalhados com as belezas que podiam criar com o plástico e o acrílico.
E o Punk com isso?

Pode-se dizer que o punk surgiu por conta de um grande tédio cultural e mudanças causas como por exemplo o fim da guerra do Vietnã, havia acabado o grande motivador do movimento hippie, parecia não haver mais motivos para se pedir paz e amor e os olhos daquela juventude passou a enxergar outras deficiências da sociedade mais dificeis ainda de engolir e se revoltaram; primeiro contra os hippies e depois com o mundo. Uma reação à não-violência dos hippies e a um certo otimismo daqueles.

O movimento punk foi como um acordo insconsciente coletivo de uma juventude que viveu a margem da sociedade não por escolha mas por condições básicas e precárias de vida mesmo. Eles tiveram que lidar com problemas reais como conviver lado a lado com criminalide, desemprego, deficiência na saúde pública para o povo e alimentação escassa. Ser punk nascia de uma situação de vida muito ruim e mesmo assim querer algo melhor para seu destino mas como ter acesso a cultura sem ter dinheiro no bolso e vivendo longe dos grandes centros culturais? "Do it yourself"(faça-você-mesmo).

Musicalmente falando o punk surgiu nos EUA com a banda Ramones e uma apresentação delesinfluenciou Mark Perry a largar seu emprego no banco e lançar o funzine punk Sniffin' Glue ("cheirando cola") de senso humor ácido e visual grosseiro foi o zine que lançou a bandeira "Do it yourself". O Zine circulou por um ano e o seu nome nasceu inspirado na música “now i wanna sniff some glue” do primeiro álbum do Ramones. Sem gramática, sem layout e com palavrões as edições chegaram a atingir 15.000 cópias. Como o punk não circulava nas grandes mídias(ao menos no começo), quem queria saber algo sobre punk e ver fotografias recorria ao zine. Sua última edição foi em 77 e encerrou com um apelo para seus leitores, que eles seguissem os mesmo passos do zine Sniffin' Glue  e criassem seu próprios funzines punks e os colocassem em circulação.

Agora pra quem ficou curioso no conteúdo do zine punk Sniffin' Glue tenho uma boa notícia em 2000 Mark Perry lançou uma compilação de todas as edições e com mais algum material novo escrito por ele, se chama Sniffin' Glue: The Essential Punk Accessory.Você encontra a venda pela internet e também disponível para baixar. Essas e outras histórias sobre o punk a gente segue em outros artigos.

Nenhum comentário:

#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS

Você pode:

  • Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:

  • AtribuiçãoVocê deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

  • Compartilhamento pela mesma licençaSe você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.

Ficando claro que:

  • Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
  • Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
  • Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
    • Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
    • Os direitos morais do autor;
    • Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
  • Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.

.

@

@