#CADÊ MEU CHINELO?

terça-feira, 8 de novembro de 2011

[do além] OCUPE CAKE



::txt::Groucho Marx::

Não são apenas os motéis e hospitais de Pernambuco, compradores de lixo hospitalar, que estão em maus lençóis. Pelos quatro cantos da terra eclodem protestos de diversas ordens. Primeiro foi a Primavera Árabe, agora o Outono Americano. E o que há em comum entre esses movimentos? Todos os manifestantes esperam um dia ter seu Verão Caribenho.

A revolta que me chama mais a atenção é o movimento Ocupe Wall Street, batizado na Espanha como Ocupe-se, em razão de o desemprego lá estar acima dos 20%. Esses jovens que tomaram as redondezas do maior centro financeiro do planeta protestam contra o capitalismo, mas rejeitam qualquer alternativa clássica como solução. A saída para eles não é pela direita nem pela esquerda. Parecem só acreditar na máxima do Millôr: “O capitalismo é a exploração do homem pelo homem. O socialismo é o contrário”.

Ora, se não se alinham às ideias de Adam Smith e Karl Marx, deveriam considerar o Groucho-Marxismo como a única, legítima e possível Terceira Via. E não aquela bobagem que tinha como um dos seus líderes o Tony Blair. Está na hora de eu ser levado a sério. Estamos cansados de brincadeiras. Se o mundo virou uma comédia, vamos profissionalizá-la. E o que professa o Groucho-Marxismo? Fico satisfeito em ver que você está prestando atenção no texto, ao me fazer tão importante pergunta. Deixarei meu irmão, Harpo, respondê-la, para não parecer que legislo em causa própria.

Harpo:







”.

Brilhante, Harpo, obrigado. Eu ainda acrescentaria que a minha mais célebre afirmação "eu nunca faria parte de um clube que me aceitasse como sócio" já continha a essência do sistema ideológico Groucho-Marxista, além de expressar com clareza minha crença no homem.

Para os que ainda ficaram em dúvida, preparei três pequenos quadros comparativos que evidenciam as vantagens do que até aqui foi exposto.


Sociedade

Liberalismo: com classes

Marxismo: sem classes

Groucho-Marxismo: desclassificada



Regime

Liberalismo: democracia

Marxismo: ditadura do proletariado

Groucho-Marxismo: começa na segunda



Estado

Liberalismo: mínimo

Marxismo: máximo

Groucho-Marxismo: de graça


No dia que o mundo adotar essa ideologia política e socioeconômica seremos todos irmãos. Irmãos Marx. Na prática não mudará muito. Você sabe como são os irmãos, né? Brigam o tempo todo.

Nenhum comentário:

#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS

Você pode:

  • Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:

  • AtribuiçãoVocê deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

  • Compartilhamento pela mesma licençaSe você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.

Ficando claro que:

  • Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
  • Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
  • Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
    • Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
    • Os direitos morais do autor;
    • Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
  • Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.

.

@

@