#CADÊ MEU CHINELO?

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

[sem destino] O INVERNO NÃO É O INFERNO

::txt::Ale Lucchese::

Acampar uns dias na serra gaúcha ou qualquer outro lugar frio só tem um incômodo: tranqüilizar e convencer todo mundo – às vezes até os próprios donos dos campings – de que você não vai morrer de hipotermia. De resto, não vai se incomodar com coisa alguma; desde que, é claro, você leia esta matéria até o final.

O lance é que é muito fácil se organizar para usufruir de benesses como passar um fim de semana em um camping arborizado, em frente a um lago e com o silêncio entrecortado do canto dos pássaros por um décimo do preço da diária de um hotel com as paredes mofadas e com janelas que tremem toda vez que um ônibus passa debaixo delas.

Mas o que é preciso para conquistar esse paraíso? Em primeiro lugar, uma barraca. Uma iglu com varetas de fibra de vidro é super fácil de montar, relativamente leve, e não te deixa na mão. Modelos mais caros agüentam vendavais e dilúvios; mas, para encarar condições metereológicas nem tão extremas, não precisa esvaziar tanto os bolsos. Fique atento às previsões do tempo, se fenômenos como ventos de 100 km/h estiverem previstos e você não conhece bem seu equipamento, adie a viagem ou ao menos arme seu canto perto de uma parede, garantindo um pouco de proteção.

Para o friozão, o uso de sacos de dormir é imprescindível – a não ser que você tenha um porta-malas enorme para encher de cobertores. Não confie tanto na escala de temperatura que os sacos apontam. Uso um saco que agüentaria até 15ºC negativos, mas isso só quer dizer “você não vai morrer quando bater os -15ºC”, não quer dizer que você vai ter conforto nessa temperatura. Mas, bem agasalhado, até o zero grau é bem bom.

Outra dica fundamental: sacos nem cobertores funcionam sozinhos. É preciso usar isolantes térmicos no chão. Se o frio não é muito extremo, até uns 10ºC, é possível usar um colchão inflável; mas, apesar de menos confortáveis, os isolantes de EVA são baratos e não deixam o frio do solo invadir tuas costelas.

Caras e minas, tudo isso cabe numa boa mochila. Vai. O mundo é teu.

Nenhum comentário:

#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS

Você pode:

  • Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:

  • AtribuiçãoVocê deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

  • Compartilhamento pela mesma licençaSe você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.

Ficando claro que:

  • Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
  • Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
  • Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
    • Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
    • Os direitos morais do autor;
    • Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
  • Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.

.

@

@