#CADÊ MEU CHINELO?

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

ACAMPAMENTO FARROUPILHA: OLHA A FACA!



::txt::Monsenhor Jacá::

Há uns 8 anos atrás, saí duma festa da faculdade com mais dois amigos e fomos dar uma volta no acampamento farroupilha, em plena madrugada. Moita, que assim como eu critica essa palhaçada que acontece todo ano no parque harmonia, tinha bebido um pouco além da conta. Entre um passo e outro no meio da lama e merda, gritava orgulhosamente: "bando de gaudério puto!".

Pelo visto, havia somente um "gaudério puto" aquelas horas da madrugada. Ele se aproxima da gente, puxa um facão e pergunta "quem é puto aqui, magrão?". Como não gosto de covardia, pedi pra largar a faca: "se tu é homem, vem no braço, mané". Nisso aparecem os seguranças, que nos expulsam do parque. "Confusão lá fora, gurizada", disse um deles.

O jeito foi procurar um posto e comprar mais umas latinhas antes de ir pra casa. Mas Moita pensa diferente. Está ao lado duma bomba, enchendo três sacos plaśticos de gasolina. "Jacá, se tu é anarquista mesmo, vamos lá botar fogo naquela bosta", duvidou ele de mim. "Bora lá", falei com firmeza.

E fomos. Despejamos a gasolina numas palhas ao lado de um piquete. O último pega no crivo que Moita fumava, e lá se vai a bituca acesa em direção às palhas. Fogo! A noite clareou com as chamas do fogaréu. Engatamos a quinta marcha, e corremos em fuga por uns 15 minutos, até o outro lado da Cidade Baixa, quase na Redenção. Entre um olhar e outro pra trás, um parque iluminado e uns sete gaudérios a nos perseguir.

Felizmente não entramos pras estatísticas setembrinas, quando sempre acontecem facadas, tiroteios e brigas no parque Harmonia. Neste fim de semana, mataram um a facada. Não fosse no acampamento farroupilha, e sim num baile funk suburbando, RBS diria: "onda de violência em Viamão".

E assim segue o galope do gaúcho, iludido pela falsa ilusão da tradição criada por Paixão Cortes há meio século. Não aconselho ninguém a dizer isso lá na disneylândia de bombachas. Poderá aparecer um gaúcho assumido, brabo que nem o personagem do Zorra Total:

- OLHA A FACA !!!

3 comentários:

Isa disse...

Mas o que tu quer? Foram vocês que começaram a fazer a baderna, e ainda reclamam????? Pelo amor de Deus.

Tiago Jucá disse...

era justamente isso que queríamos: baderna!

Cielito Rebelatto Junior disse...

Huahauhau...mazááá, macho foram vcs de gritar "só tem gaudério puto" lá dentro...hehehe, fico só imaginando a cena (por que "sena" só a k Sasha da Xuxa fala...)...sô ae galera, gaúcho mesmo leva nos ombros o manto da virtude e quem leva faca na bombacha só pra aparecer de machão tem que tomar choque mesmo...saldo do último fim de semana lá: 1 morto e 1 ferido a lâmina...não vou e não levo meus filhos nesse rendevú gaudério de borrabotas nem a pau Juvenal...

#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS

Você pode:

  • Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:

  • AtribuiçãoVocê deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

  • Compartilhamento pela mesma licençaSe você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.

Ficando claro que:

  • Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
  • Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
  • Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
    • Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
    • Os direitos morais do autor;
    • Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
  • Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.

.

@

@