#CADÊ MEU CHINELO?

quinta-feira, 18 de junho de 2009

FESTIVAL 7.1.9 DE BANDAS DE GARAGEM


Face Okulta

# conection #
Um tiozinho no meio do playground.

txt, phts n' vds: Fábio Balaio



O “Festival 7.1.9 de Bandas de Garagem” é um encontro de bandas iniciantes que acontece mensalmente, ou bimestralmente (me desculpem as imprecisões, mas ainda não recebí e-mail confirmando as datas e há quanto tempo o festival é organizado) no Delta Bar, aliás, deixo aqui os meus parabéns para o proprietário pois é um dos únicos a abrir espaço para artistas e bandas iniciantes ou independentes na cidade, e bandas e músicos não faltam pelo que percebí no dia. O festival é organizado pelo William,que conhecí através da mãe dele, Tânia Fontana, no show do Caio Bosco, William é baterista de uma banda chamada DelReys, também da cidade, mas vamos às impressões.


Dry System

Primeiramente me sentí velhinho pois a média de idade era de no máximo 20 anos, acho que até menos, tanto das bandas quanto do público, e ainda estava acompanhado da minha filha, o que contribuiu bastante. A maioria das bandas tem integrantes que estão começando como músicos, mas quase todas têm um integrante que se sobressai e músicas próprias.


Skaconuts

Cheguei no finalzinho da apresentação da primeira banda, FIREFOX, a única com vocal feminino, e pelo jeito com média de idade bem baixa, fazendo covers de quem? Avril... Mas o baterista me chamou a atenção pela pegada firme e certeira. A segunda banda foi NELTROX5, seguindo a linha do roquinho nacional do momento(leia-se bandas com siglas e X no nome). Logo depois quem se apresentou foi a banda Face Oculta, fazendo um cover de Foo Fighters logo no início, a molecada toca bem, tudo redondinho, apresentando músicas proprias, e quem me chamou a atenção foram o baixista e o vocalista/guitarrista, que mandaram bem.


CtrlAltDel

A banda seguinte foi CTRL ALT DEL,novamente seguindo o estilinho das “teenage rock bands” nacionais. Logo depois quem entrou no palco foi a DRY SYSTEM, que como o nome entrega, se propõe a fazer covers do System of a Down, mas tocaram música própria também, a molecada é esforçada, o vocalista tem muito chão ainda pra percorrer se quiser chegar aos pés do ídolo, mas tocaram com muita vontade e principalmente atitude, me divertí bastante com o guitarrista Bob, ou Galeno(sei lá como gosta de ser chamado), o moleque tem 18 anos e toca faz três anos apenas, mas a performance é de parar pra ver, não pela técnica ou virtuosismo porque ainda falta muito pra ele desenvolver ambos, mas pela grande presença no palco, rí muito, não que ele seja uma piada, mas por ver que ainda existem moleques com atitude rock'n'roll na veia.


Bad Cookies

A próxima banda se chama POEMS OF LIFE, me surpreendeu pela aparente pouca idade dos integrantes e por tocarem bem mesmo, na minha opinião só o vocalista precisando se concentrar mais na voz, já que toca guitarra também, o som deles me lembrou muito MINERAL (não sei se eles conhecem ou imitam,mas é a banda que é o supra sumo do chamado emocore, o verdadeiro, até eu gosto de Mineral,he). Agora vem a banda que eu mais curtí, SKACONUTS, pensei que ia escutar um ska, me enganei, tocam o mais puro hardcore “califa”, Pennywise e NOFX na veia, logo que ví um dos guitarristas tirando aquela baita guitarra pensei, ”ô modeuzio, tocarão rockabilly?”, mas não, tocam muito bem o outro estilo, com o baixista Hugo mandando ver no vocal, encerraram com “Linoleum”, uma das minhas músicas preferidas do NOFX, mas não sem antes tocarem músicas próprias.


Poems of Life

Logo após veio outra banda que me enganou com a aparência dos integrantes, BAD COOKIES, pensei que escutaria um trashblackmetalgore mas tocaram até um cover do Bidê ou Balde(??!!) e uma música com o refrão “ainda estamos todos bêbados e ninguém comeu ninguém” no melhor estilo Velhas Virgens. A última banda se chama LORENZA, que pelo que ví a molecada curte bastante porque foi a que mais juntou gente pra ver e que novamente segue por uma linha pré-existente, a do “nu metal”, até dois vocalistas têm, um só pra fazer o vocal “gutural”, são competentes e etc, todos os integrantes tocam bem, só pecando um pouco no vocal principal.


Skaconuts

No final, a impressão que me ficou é que todas as bandas,desde as mais novas até as com mais experiência,precisam buscar um som próprio,original,além de terem me deixado a impressão de faltar um pouco de união entre elas,pois a maioria das bandas tocava e ia embora,não ficando pra ver o som da outra,confraternizar,trocar idéias,etc.Mas a iniciativa é muito boa,e espero que a cena independente se fortaleça cada vez mais na baixada santista, e o 7.1.9 é um bom começo.


Firefox




Neltrox5




Comunidade 7.1.9 MUSIC:



Lorenza

5 comentários:

Hugo Alves disse...

Pow legal a Materia!!!
achei o blog bem legal!!!
me deu mow motivação!!!
valew por ter curtido o nosso som!!!!
estarei sempre acessando aqui!!! ^^
Abraços!!!


Hugo Alves - SkacoNuts
www.myspace.com/skaconuts

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Apenas contribuindo para o blog: entenda-se "abrir espaço para as bandas" como "pague & toque". As bandas são obrigadas a vender toda sua cota de ingressos sendo a ordem de apresentação baseada nas vendas do mesmo. Iniciante ou não todo trabalho deveria ser reconhecido e trazer algum tipo de gratificação, uma garrafa de água já é um bom começo...

Felipe Vassão disse...

Realmente o que "mata" hj em dia são as cotas de ingressos!!!

Se não fosse por isso, seria bem melhor pras bandas!

#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS

Você pode:

  • Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:

  • AtribuiçãoVocê deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

  • Compartilhamento pela mesma licençaSe você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.

Ficando claro que:

  • Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
  • Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
  • Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
    • Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
    • Os direitos morais do autor;
    • Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
  • Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.

.

@

@